sexta-feira, março 30, 2007

O Stress na vida diária!

Num dia quente, o filho de cinco anos pede um sorvete para a mãe: - Mãe, compra um sorvete pra mim?
- Que coisa, você só me dá prejuízo, pede tudo... não cansa de ficar pedindo o tempo todo não? (Um sermão básico)

A esposa esquece de colocar algo a mais na mesa na hora do almoço, o esposo diz: - Mas será possível que você não sabe fazer nada direito? Está sempre faltando algo?

O esposo chega em casa e não tira os sapatos, a esposa o recebe ‘carinhosamente’: - Tire já estes sapatos na porta, eu cuido tanto e você não colabora? Assim não dá!

Acontece um problema na família e todos fazem questão de dar sua ‘humilde opinião’

No local de trabalho, o chefe humilha o funcionário só porque acordou de ‘mau humor’.
O funcionário desconta no amigo, e este no outro amigo, e assim sucessivamente, um círculo que só se fecha quando chega alguém sensato o bastante para entender as diferenças de cada um.

Destes pequenos exemplos surgem intermináveis discussões. Acusações sem sentido.
Uma insensibilidade tamanha que triste se torna a convivência.

Todos acordam: nenhum bom dia. Todos dormem: nenhum boa noite.
Ninguém pergunta: ‘como foi seu dia?’
Como você se sente?


A falta de consideração pelo outro, o carinho sincero, o respeito mútuo entre as pessoas em geral, está tão ausente, tão distante, que cada um caminha sozinho na vida sem ao menos perceber.


Esquecem que por trás de um filho, uma esposa, um esposo, um amigo, um irmão, existe um ser humano.

Bem verdade que mais vale viver só, do que mal acompanhado. Mas, de onde surge tudo isso? Por que as pessoas estão tão distantes umas das outras?

O stress. O stress da vida diária. Ninguém pára para uma reflexão. Acreditam ser perda de tempo, pois tempo é dinheiro. Quanta pretensão. Quanta ousadia alguém pensar que o dinheiro é a base da felicidade.
Sim, ele é importante e muito. Dizer o contrário é ser hipócrita. Mas afirmar que dinheiro é a base de tudo, realmente é inadmissível.

De que adianta ter conforto, bem estar, um carro do ano, se os fatores principais de um convívio saudável estão ausentes? A harmonia, o respeito, o carinho, a dedicação sincera pelo outro, o amor, o saber que o outro por vezes quer apenas um pouco de paz e silêncio?


Que por qualquer aparente motivo está explodindo? Bobagem viver assim.

As causas do stress podem surgir por Excesso de atividade, Acúmulo de raiva e sentimentos negativos, Problemas de relacionamentos, a Falta de controle perante situações críticas, Preocupação excessiva, Pouco descanso e pouco lazer e também a Dificuldade em lidar com perdas. Frustrações, decepções, amores mal resolvidos, empregos opostos aos sonhados, uma carreira a qual não desejava ter...


Tudo isso desencadeia o stress. Levando a pessoa ao extremo de si mesma, em descontrole total.
Uma redução na qualidade de vida da pessoa extremamente perigosa. Afastando a todos que o cercam.

Sem falar nos sintomas orgânicos:

Cansaço.
Ganho ou perda de peso.
A Pressão Arterial sobe, favorecendo derrames, infartos.
Dores de cabeça (enxaquecas), dores musculares, dores “de coluna”
Bruxismo (significa ranger dentes durante o sono).
Má digestão, gastrites, úlceras.
Acne, pele envelhecida, rugas, olheiras, queda de cabelos, enfraquecimento das unhas.
Diminuição de Libido, Impotência Sexual.
Doenças psicossomáticas.
Ataques de ansiedade.
Ataques de Pânico que podem ou não evoluir para uma Síndrome do Pânico. E por fim... a
Depressão.

O que fazer?

Na maioria dos casos a solução é óbvia, mas difícil de se fazer: mudar hábitos.

Deitar mais cedo, dormir mais,uma alimentação mais saudável, socializar mais com os amigos, dançar, cantar. Praticar esportes, ir ao cinema.
Viajar, tirar férias, curtir a família.
Um bom condicionamento físico é sempre importante.
Em casos extremos, obviamente procurar a ajuda de um profissional e equilibrar o organismo, para que este possa agir a seu favor. Respeite os seus limites. Ria de si mesmo, silencie sua mente.
Meditações, bons pensamentos, manter o bom humor – Busque e cultive sua Paz interior – Ame-se...

Hábitos importantes para evitar o stress. Afinal, ninguém tem culpa de seu mau humor, de seu stress.

Eu pergunto: vale a pena deixar a vida passar em branco com a ‘assinatura do stress’? Alguns talvez nem percebam que estejam estressados, pois a correria diária não permite uma pausa para reflexão.
Ou melhor, a pessoa não se permite. E quando o corpo não agüenta mais, quando as pessoas não agüentam mais a sua presença e lentamente se afastam, eis que este é um aviso indireto da vida dizendo: ‘Acorde’! Desperte para a Vida. A verdadeira Vida. Não a mecânica, a que busca somente as aparências, mas sim, aquela que valoriza a Essência de tudo, principalmente a própria Essência.

As pessoas que nos rodeiam que são ‘estressadas’, sem dúvida são nossos melhores professores e estes mal sabem disso. Mas, chega um determinado momento que torna-se sufocante conviver com discussões, perda de controle emocional. Talvez seja um aviso da Vida pra você, dizendo que está na hora de mudar esta situação. Como? Ouça seu coração, ele lhe dirá o que fazer!

Existe também o stress positivo. Aquele onde afeta a pessoa quando esta consegue uma promoção no emprego, quando está construindo algo para si. (casa, apartamento, um projeto) E a ansiedade invade seus pensamentos e sensações tornando tudo ao redor um verdadeiro martírio. O cuidado e o equilíbrio também devem estar presentes nos bons momentos para saber conduzir a situação com uma mente saudável e equilibrada emocionalmente.

A vida é curta demais para perder tempo com stress, mau humor, lamentações, dúvidas e desconfianças. Estar de bem consigo mesmo é a melhor vacina contra o stress. Não vale a pena estender discussões mínimas, deixar que pequenos fatos do cotidiano acumulem em seu interior até que possam implodir em você.
Sentir raiva, ter sentimentos negativos e nada fazer a respeito é o mesmo que colocar um chapéu de burro e ficar de castigo num canto de uma sala.

Aprenda a ‘canalizar’ esta energia negativa que existe em você. Torne-a em energia positiva, a seu favor. Transforme-se. Recicle-se.
Somos humanos, dotados de sentimentos e pensamentos imperfeitos, e em constante busca da perfeição. Mas como chegar a esta, se não aprendemos ainda a nos cuidar? A reverter um pensamento negativo? A controlar o stress da vida diária?

Pense nisso e mude seus hábitos diários.
Com carinho.
Gênice.
Muito Obrigada.



quarta-feira, março 14, 2007

Aparências...

Ao longo da vida criamos certas ‘defesas’!
Defesas estas, contra nós mesmos.
Sem perceber, muitas vezes alimentamos as ‘aparências’ para mostrar ao outro o que no fundo não somos.
Uma fuga da realidade? Uma ‘auto-proteção’? A falta de coragem de se olhar no espelho e ver quem realmente somos? Timidez? Vergonha?

Podem existir inúmeras razões para tanta ênfase às aparências.
Quando esta é de forma sadia, ou seja, sem a intenção de enganar o outro, é tolerável. Mas quando ultrapassa o limite do próprio Ser verdadeiro, torna-se extremamente superficial.

Vivendo de aparências, não se consegue sentir e viver os bons momentos. Pois algo impede de naturalidade, de espontaneidade. Dificultando a aproximação das pessoas e assim, afastando quem está perto.
Alguns custam a entender o significado da ‘sua Verdade’, a Verdade de cada um.
Preferem se esconder atrás de palavras vãs, atrás de méritos passados, de desejos escondidos, de medos insuperáveis, de amores perdidos... medo da vida?

Cada um deve ter uma razão específica para viver de ‘aparências’. Mas, por outro lado, de que servem as Aparências?

É triste saber que por vergonha, medo ou timidez, coloca-se uma máscara para esconder o verdadeiro Eu. Ou até mesmo, o motivo poderia ser orgulho?
Falar o que não se é. Ter falsa modéstia. Querer ser mais do que não é. Um ‘megalomaníaco pessoal’, exagerando na própria imagem, e quando este chega no silêncio de sua mente, percebe que não é nada daquilo que professa aos outros.

Que tristeza um ser humano perder tanto tempo com atitudes errôneas e fantasiosas sobre si mesmo.

Sem falar nos que não conseguem dar um abraço carinhoso verdadeiro, sincero, ou receber o mesmo com gratidão, com o coração aberto. Por quê? Talvez por estarem envoltos por desconfianças extremas a respeito do outro.
Não conseguem se soltar, sentir o calor humano do outro. Apenas ‘deixar ser’. Porque é tão difícil na atualidade um gesto sincero de carinho?
Por que é tão complicado para alguém aceitar um beijo ou um abraço sem maldade? Sem desconfianças? Sem cobranças ou exigências futuras?
Por que a freqüência de discussões, brigas, separações de amigos, companheiros, sem prováveis motivos?

A questão é:
Será que vale a pena tentar ser o que não é?
Será que vale a pena ficar desconfiando de cada gesto de carinho do outro?
Será que vale a pena fugir de si mesmo a vida inteira?

Se tiver fantasmas do passado que assombram você, espante-os.
Se tiver saudade de um passado remoto e esta lhe consumir a alma, mate-a.
Se tiver uma timidez extrema, supere!

Não tenha medo da Vida, pois ela não tem medo de você. E mesmo que você sentir algum tipo de medo, saiba que é uma prova de que você está vivo! Faz parte da vida, todo sentimento, toda ação e reação, dor ou alegria. Somente quando este medo se torna extremo é que dificulta o Fluir da Vida.

Nada acontece por acaso, tudo tem sua razão de ser, inclusive o que acontece de negativo na vida. Ou seja, são degraus de evolução, mas para isso, deve-se perceber cada degrau e subir um por vez!
Insistir no erro é tropeçar e perder um degrau e novamente recomeçar. Poupe-se desse trabalho e avance sem medos, sem aparências, prestando atenção no que não funciona em sua vida e colocar em prática o que seria correto pra você.

Gasta-se mais energia com a mentira do que com a Verdade.
Gasta-se mais energia com as aparências do que com a Naturalidade.

Uma pessoa que vive de aparências, seja esta em relação a dinheiro, ou que esnoba os outros por ser quem julga ser, lamentavelmente perdendo a humildade, caminha para o mundo da solidão interna.
Ficando tão impregnada de aparências que por fim, nem mesmo mais se reconhece.

É fato que no mundo de hoje é preciso tomar cuidado e muito, em relação a estranhos, ao confiar nas pessoas certas, a reconhecer no outro a Verdade, mas isto não quer dizer que devemos simplesmente fechar as portas do coração e desconfiar de todas as atitudes e gestos de carinho e gentilezas dos outros.

A vida mecânica, o corre-corre diário nos impede de reconhecer preciosidades em nossas vidas. Vivendo uma vida quase que ‘robótica’, desvalorizamos o que há de melhor em nós: Nossa Essência, reconhecendo a Essência do outro!

Escondemos nosso real valor em máscaras, em aparências, para não dar o braço a torcer para o outro, com medo de uma decepção, frustração!

Temos receio de nos envolver verdadeiramente com alguém!
Temos medo da mágoa, antes mesmo de darmos uma chance de aproximação do outro.
Vivemos enclausurados em redomas de vidro, através das aparências nos escondemos do mundo, das pessoas, de nós mesmos.

É tão mais fácil ser leve! É tão mais fácil deixar fluir! É tão mais simples deixar que alguém se aproxime com o coração e ser recíproco nesse gesto!
É tão mais fácil ser quem realmente é, sem precisar mentir para os outros! Para que inventar alguém inexistente? Viver uma vida sem fundamento, fugindo da realidade de ser quem é , para chegar ao fim da vida e se perguntar: Por quê? Porque agi assim? Porque não fui verdadeiro? Natural? Por que deixei o orgulho tomar conta de mim?

Momentos de reflexão se fazem importantes, pois fazem despertar. Fazem acordar para a verdade, a Verdade de cada um, a sua Verdade...

Pense nisso, antes que seja tarde demais.

Com carinho.
Gênice.
Muito obrigada.

quinta-feira, março 01, 2007

'Neuroses Internas'




Muitas pessoas sofrem com suas mentes intoxicadas através de ‘anos de tortura pessoal’. Martelando no mesmo pensamento, num mesmo ritmo constante:
‘a mágoa, o ressentimento, a desconfiança, a raiva, o orgulho, o egoísmo, o ciúme, o complexo de inferioridade, o medo da rejeição, a soberba’... Infindáveis fantasmas que assombram corações angustiados, carentes do mais importante que possuem na vida: A si mesmos.

Verdadeiras ‘neuroses’ ambulantes, com a mente e o coração em conflito constantemente.
Conflitos internos todos têm, problemas, dificuldades, obstáculos, medos... Mas quando estes substituem a Essência, quando estes tomam conta da mente e do coração, o abismo aproxima-se lentamente sem ao menos perceber.

Uma crônica perseguição que não encontra espaço para libertar-se, conduzindo a pessoa à mais complexa e ao mesmo tempo tola sensação: a Frustração.

Por vezes diz ser forte, acima de qualquer suspeita de fraqueza interior, outras vezes, é tão fraco, tão frágil, que tende a desistir de tudo.

De que serve ter inteligência, ter status, ter fama, ter sucesso, ter uma mente brilhante, quando no interior, no silêncio de seu quarto ‘fantasmas lhe perseguem’?
De que vale ter centenas de pessoas admirando seu trabalho, sua liderança, quando apenas você sabe que existem lacunas em sua vida a serem preenchidas?
De que vale a beleza, o bom comportamento, a educação, a delicadeza, quando sua mente está molestada porneuras’?
Para que serve uma ‘biblioteca ambulante’ com todos os conhecimentos e fórmulas necessárias para se realizar, quando estas não são aplicadas?

Mais importante do que ‘ter’ é ‘ser’.

Olhamos para o lado e percebemos uma pessoa ‘aparentemente encantadora’, digna de todos os Bens da Vida. E nos perguntamos por que não poderíamos ser iguais a ela, ou ao menos tentar seguir seu exemplo.
Mal soubemos que dentro desta ‘encantadora pessoa’ existem espaços vazios, tristezas que consomem, lágrimas solitárias.

Nestes momentos percebemos que todos são iguais. Todos choram, sofrem e sorriem, por mais cultos e inteligentes que possam parecer.

A grande diferença entre aqueles que superam estes ‘fantasmas interiores’ e aqueles que vivem ‘assombrados’ é justamente o poder de escolha e força de vontade.
Podemos escolher se continuamos ou não. Podemos escolher se queremos prolongar ou não um sofrimento. Podemos escolher se queremos soltar ou prender uma situação, pessoa. E unidos a força de vontade deixar que a vida nos traga o novo, abrindo o caminho para que este se apresente e seguir adiante, deixando os fantasmas acorrentados no passado. Uma nova vida, um novo modo de ver a vida. Mudar o foco, o ponto de vista.

Sentimentos sempre são difíceis de controlar. Para alguns, é uma tarefa quase impossível, sendo espontâneo e instintivo.
Mas, se estes sentimentos forem belos e verdadeiros, tendo a recíproca verdadeira, cultivar os mesmos na ‘certeza’ da realização do Bem, do Amor, e buscar por isso, vale a pena sim.
Do contrário, é preciso deixar no passado. A dúvida consome a alma, a mente e o espírito. É a pior inimiga da felicidade.
Ficar remoendo uma situação que talvez possa vir a acontecer, e se esta é acompanhada da dúvida, é jogar ao vento a própria vida. Simplesmente deixando que tudo aconteça. Sim, devemos deixar que tudo flua naturalmente, permitir que aconteça. Mas ao mesmo tempo, se ficamos soltos demais, a mercê dos ‘ventos da vida’, não teremos rumo, não teremos metas, não teremos objetivos.

Ser a inteligência, ser a educação, ser a beleza, ser o sucesso, ser o amor, ser a delicadeza, ser o sentimento.

O Ser, é a Essência, é o Verdadeiro de cada um. O ‘ter’ é efêmero, confuso e contraditório – é a Ilusão.

Criar máscaras, escudos, ‘neuras’, viver calado, pendurado no tempo, inventar defesas próprias para fugir da dor na esperança que estas aliviem o sofrimento, quando na verdade, prolonga.
Viver num mundo de mentiras internas, aparências e nada mais. Impor uma fortaleza inexistente, alimentar fraquezas que permanecem enraizadas no interior – a fraqueza da falta de visão, da falta de iniciativa, a fraqueza da nova tentativa. – é próprio do ‘ter’.

A serenidade, a paciência, a compaixão, o estar em si, a segurança de ser quem se é, o cultivo diário da Fortaleza interior, seguir a sua conduta firme perante os mais inusitados fatos, desacorrentar os ‘fantasmas internos’, ter a leveza do Ser, policiar os pensamentos – é próprio do Ser.

Certamente é uma árdua tarefa a ser cumprida, mas não impossível. A única maneira de se livrar destas ‘neuroses’ que invadem os pensamentos, e expulsar estes males do coração é mantendo a disciplina interior, abrindo espaço para as mudanças, visando sempre o melhor para si.

O tempo não tem tempo de esperar. Ele não pára! Avança continuamente quer você queira ou não. Novas pessoas, novas situações, novos fatos sempre farão parte de sua vida.
Novas decepções, novos desafios, novos erros, também sempre farão parte de sua vida.
É a Lei do Progresso.

O equilíbrio da natureza humana está justamente em superar estas dificuldades internas, superar as ‘neuras’ que angustiam e corroem o interior.
Não existem vantagens e nem recompensas em alimentar estas ‘neuroses internas’.
A vida permanece estagnada (por dentro, apenas para o ‘neurótico’, pois a Lei do Progresso não espera) fria, desolada. A pessoa somente existe, não vive.
Infeliz ou felizmente, a Vida precisa mostrar para este ser, que existem belas pessoas ao seu redor, existe a natureza, existe o Verdadeiro Sentimento. E o meio que encontra para mostrar é através da dor.

Como?
Ela sacode, empurra, insiste por mudanças – através de perdas, através de doenças, através de tragédias por vezes, através da depressão, através da solidão – tentando alertar a pessoa para a própria vida. Tentando ‘arrancar esta neura’ que por tanto tempo cultivou. Querendo mostrar o seu real valor, querendo fazer com que a pessoa perceba o quanto tempo perdeu alimentando suas ‘neuroses’diariamente.

A Vida é perversa?
A Vida castiga?
A Vida é injusta?
Não!

Podemos resumir em uma pequena frase conhecida:
Quem não aprende pelo Amor, aprende pela dor’.

De qual forma você quer aprender?
A escolha é sempre sua...


Um abraço.
Muito Obrigada.
Com Carinho.
Gênice Suavi.