sexta-feira, outubro 27, 2006

Decisão.

Obs:Todo o conteúdo desta postagem foi retirado de meu Original que está sob avaliação nas Editoras. Não de forma integral, mas as principais partes que falam sobre o tema::
==========================================================


QUATRO PASSOS PARA TOMAR UMA DECISÃO


1º. Passo:
CORAGEM...

Às vezes estamos tão acomodados com nossa vida, sem perspectivas de mudanças positivas, que somente o que fazemos é esperar que algo caia do céu para mudar a situação.
Sem atitudes, sem iniciativas, sem coragem para tomar uma decisão, ficamos a mercê dos outros.
Marionetes humanas sem iniciativas; todos tripudiam sem cerimônias e sem mandar recados.
E a vida começa a agir a seu favor quando você estiver decidido a mudar, caso contrário você será forçado a aprender corajosamente a tomar decisões.
Ter coragem é o primeiro passo para uma mudança radical na vida.


2º. Passo:
SABEDORIA


O próximo item para tomar uma decisão com coragem é a sabedoria.
Por quê? Esta dúvida estaria talvez despertando em suas mentes. Irei explicar!
Não se deve tomar uma decisão em momentos de raiva, em momentos de desespero ou quando já se está no limite da razão. Menos ainda por teimosia.
É preciso sabedoria para conduzir e esperar o momento certo da decisão que você irá tomar.
Como? Refletindo, analisando a situação, ouvindo somente sua voz interior, pois como já disse, esqueça a opinião dos outros, no final das contas é sempre você que terá que chegar a um veredicto final mesmo! Então tome cuidado com a decisão que irá tomar.

3º. PASSO
HONESTIDADE


É isso mesmo que você quer? Tem certeza que é o seu coração que está lhe dizendo para tomar esta decisão?
Ser honesto consigo mesmo e não mudar sua vida em função de outra pessoa. Sabe por quê? Porque a pessoa mais importante da sua vida é você. Não vale dizer que mudou de cidade, de país, ou seja lá qual for a decisão que você tomar, não use os outros como desculpa.
Sinta em seu interior. Vou perguntar de novo: é o que você realmente quer?
Não aja conforme diz o coração do outro, não ceda às vontades dele só para agradar. Acredite, se isto fizer, em breve futuro você estará frustrado. E depois não adianta culpar seu companheiro, amigo, chefe...
O único culpado na história toda será você, pois não foi honesto consigo mesmo. Colocou os outros novamente acima de você.
Ser honesto consigo mesmo é poder dizer: é isso que eu quero pra mim! Porque você está inteiramente presente, com seu consentimento. Faz as coisas porque gosta, porque age de honestidade e se coloca a frente de tudo.
Você pode dizer: nossa, mas isso não é egoísmo?
Garanto que não. Porque se você for honesto, sábio e tiver coragem diante da vida, esta lhe responderá igualmente.

Como classificar alguém como egoísta se este age corretamente para melhorar a própria vida?
E o que falar daqueles que agem contrariados, somente para agradar os outros? Serão estes verdadeiros e sinceros em suas atitudes? Acredito que não.
Sem enfeites, sem fantasias, sem ilusões sobre as pessoas, sem ficar imaginando cenas absurdas para sua vida, isto é viver bem.
Portanto, se você for honesto e acreditar no que é certo pra você, acha mesmo que alguém na face da terra conseguirá impedir a sua decisão? Sim, existe alguém: você! Ninguém mais tem esse poder. Somente você pode desistir no meio do caminho.
Cabe a você decidir se quer ser honesto com seus sentimentos e vivenciar verdadeiramente o que há em seu interior, ou continuar enfeitando sua vida para os outros, apresentando uma pessoa que na verdade nem existe. Seja honesto consigo mesmo, sempre.


4º. Passo:
FORÇA.

Depois de terem visto todo o processo da decisão, qual o método mais correto para se chegar a uma decisão na vida, por último, temos a força!
Mas, pra que força? Diria você!
Primeiro, você teve coragem para tomar uma decisão. Jogou seus antigos conceitos fora, percebeu que é melhor pensar com a sua cabeça do que com a dos outros.
Depois, percebeu que é preciso sabedoria para conduzir e esperar o momento certo da decisão. Não adianta só ameaçar mudanças sem fundamento. Você deve saber qual o melhor momento para tomar uma decisão.
Em terceiro lugar, descobriu que ser honesto consigo mesmo é a melhor forma de chegar a uma decisão correta sobre a sua vida, que diz respeito somente a você e mais ninguém. Percebeu que ser honesto é ser você mesmo, sem rótulos, nada e ninguém além de você mesmo.


E a força! É necessária para concluir o objetivo.
Como assim?
Você atravessou todas as etapas para tomar uma decisão em sua vida. Uma decisão importante, digamos assim.
Como por exemplo, a mudança de emprego.
É preciso ter força para permanecer firme em sua decisão. Pois irá encontrar no meio do caminho, pessoas que talvez não se agradem tanto com a sua escolha. Irão tentar de todas as formas sabotar o seu desejo de mudança. E nada melhor do que sua força interior para manter você do seu lado.
Por mais forças contrárias que possam aparecer, o que será bem provável, não se entregue.

Não dê ouvidos aos comentários dos outros. Não esmoreça quando estiver quase alcançando seu objetivo só por que o outro não gostou de sua idéia, de sua decisão.
Seja forte principalmente se houverem críticas a respeito de sua atitude, em hipótese alguma se deixe levar pelos outros. Esteja sempre com você.


Espero que tenham gostado deste tema, comentem, participem e deêm suas opiniões. Pois é sempre gratificante saber que de alguma forma eu possa contribuir, mesmo que através de palavras.
Um abraço carinhoso a todo aquele que acessar esta página.
Obrigada.
Gênice.



18 comentários:

Anônimo disse...

Eu concordo plenamente com o pensamento, sempre nos pegamos pedindo opiniões alheias, seja a uma migo, pai, mãe, colega, e no final cabe somente a nós mesmos decidir qual a melhor decisão..
Nossa vida é individual e propria, temos que fazer o que sentimos bem, e o que sabemos que nos vai fazer feliz, afinal sua vida é uma só

Anônimo disse...

Concordo que devemos ao decidir alguma coisa, principalmente aquelas que de certa forma vão trazer mudanças profundas nas nossas vidas, pensarmos primeiramente em nós... se estamos felizes, quem nos ama também vai se sentir feliz por isso. Não devemos tomar decisões em que o querer de alguém próximo prevaleça, mesmo que seja alguém que amamos muito, um dia nos sentiremos infelizes e nada mais poderemos fazer... lamentações, culpas, acusações, remorços, nada... nada disso vale a pena... a decisão partiu de você... é sua vida devemos cuidar bem dela.

Anônimo disse...

Concordo com tudo o que o pensamento diz porque muitas vezes retardamos uma decisão e colocamos a culpa em outras pessoas, como amigos, família e etc. Acho que, como dizia o texto, devemos ter iniciativa e coragem para mudar nossas vidas e não deixar que os outros interfiram em nossas decisões, por mais simples que elas sejam.

Anônimo disse...

Coragem, Sabedoria, Honestidade e Força.
É claro que a maioria das pessoas, por viverem na correria temporal da modernidade, se percam nos posicionamentos próprios frente a alguma questão decisiva na vida, por mais simples que sejam.
Então a patir daí torna-se necessários decisões reais e verdadeiras para que se possa seguir adiante nos acontecimentos naturais e na evolução.
Daí a importancância das decisões, pois, às vezes, iremos enfrentar acontecimentos que dependerão exclusivamente de nós e estes acontecimentos, como quaisquer outros, são também para nosso própria evolução.
A evolução é espiritual, pessoal e não se barra os processos para ela, pois estamos aqui para isso.
Porém as decisões são traiçoeiras se deixar se dominar por impulsos ou sentimentos ruins ou precipitados, o que não podemos evitar que aconteça.
Para nos previnirmos desses pontos não tão bons e para seguirmos adiante em nossa evolução, que cada um tem a sua, e nos fatos da vida que se torna imprescindível a Coragem, a Sabedoria, a Honestidade e a Força, bem como seus resultados.
No quesito Vida somos todos leigos e sábios ao mesmo tempo.
Por isso acredite, procure e emane boas vibrações.
...boas vibrações...
...David Barroso...

Helena disse...

fantástico como sempre amiga! amo suas palavras e faço delas meu guia. bjs, estava morrendo de saudades.
G.

Anônimo disse...

Gênice.. Deus é mt bom e colocou vc em minha tragetória para ser bênção para minha vida. Como eu preciso das palavras q aqui estão... Obrigada pela disposição, carinho e dedicação aqui explícitos. Um bj em seu coração! Andréa Esch.

Anônimo disse...

Possibilidades emergem quando mergulhamos em busca do que impede nosso destino de fluir com naturalidade...
Existem tempos...Quando parece que estamos dando voltas e voltas ao redor de uma mesma situação e nada aparece de esperanças para pintar o nosso horizonte...
Muitas vezes não conseguimos perceber que já saturamos determinadas situações e que já é hora de nos abrirmos para coisas novas.
Temos verdadeira mania de criar padrões e rotinas que acabam nos prendendo e impedindo que novas possibilidades apareçam...Porque os padrões e as rotinas nos prendem na eterna repetição das mesmas coisas...
Inúmeras coisas nos prendem ao passado, não permitindo a entrada do presente...Que se manifesta sempre que abrimos a porta para ele.
É preciso querer mudar e ter a certeza de que tudo vai mudar;
É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós: onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão...É necessário "Decisão"...Afinal você é muito mais do que o corpo em que vive...
Você pode se ver cercado por pessoas que, secretamente, querem ver você fazer menos, ou fracassar por completo, para não se sentirem diminuídas.É importante compreender que seguir o seu próprio caminho pode ser muito difícil, mas é incrivelmente recompensador...Como todo mundo, você terá alguns dias melhores que outros. De vez em quando, tudo parecerá uma grande zona de perigo.
As pessoas olharão para você com estranheza quando souberem que você está tentando atingir um objetivo...E você pode querer titubear ouvindo seus detratores e a tendo dúvidas.
Mas sabe de um coisa? Se você ouvir seu coração e usar a cabeça, nunca estará errado...

Anônimo disse...

Gênice, suas palavras estão sendo muito úteis, entou passando por mudanças drásticas e ler tudo isso me dá um gás para continuar com meus objetivos.
muito sucesso!!!
obrigado

Anônimo disse...

AMO TUAS PALAVRAS...SÃO REALMENTE FANTÁSTICAS...
ELAS SÃO MINHA ESTRELA GUIA...
E VC TB...
QUANDO DEUS COLOCOU VC NO MEU CAMINHO EU SABIA Q ALGO DE BOM IRIA MUDAR EM MINHA VIDA.
OBRIGADA POR VC EXISTIR E ME FAZER SORRIR...
MUITA LUZ PRA VC AMIGA!!!
BJOSSSSSSSS
ANA.

Anônimo disse...

em boa hora que sivitei este sit. onestamente, era isso que pretendia saber ao longo desse tempo todo. visto que so alguem mto dependente das opiniao dos outros. ligo mto o que as pessoas vao dizer s eu tomar atitude severa. mas com essas dicas, tdo ira mudar, porque irei seguir radicalmente esses conselhos.1 abras forte

Anônimo disse...

realmente isso dai esta me fazendo me sentir melhor atitude só depende de você e de niguem menos cabe a você decidir oque é melhor pra sua vida!

Unknown disse...

Olá,
Agradeço a todas as respostas, muito interessantes.
Acabou de tomar uma grande decisão na minha vida e confesso que é importante pesar os prós e contras, ouvir a opinião das pessoas que mais amamos e confiamos, pensar em todas as hipóteses, mas o mais importante é conseguir ouvir a Nosso EU MAIOR, nossa voz interior e agir com coragem.Muitas vezes a nossa voz interior quer seguir um caminho que foge do mais comum, do que parece ser mais seguro. E então , alguns amigos, familiares , não vão concordar.
Porém temos que viver alinhados com nossos ideias e nossos própositos de vida e no final todos aceitam.
A vida é uma só, sonhe, ouse , realize e aprende muito nessa caminhada.
Reze também e saiba que Deus estará contigo na sua tomada de decisão!
Fique em paz!
Boa Sorte!
Um abraço,
Daniela Paula Arteze.
www.higherselfnow.com.br

giselia disse...

obrigado por essas palavras que Deus o abençoe sempre

Anônimo disse...

Eu concordo com esses pensamentos,sou jovem tenho 19 anos hoje eu estava muito depressivo com meu problemas contas,relacionamento,trabalho etc...
depois de ler essa pagina estou me sentido melhor e decidi que vou tomar atitudes muito,obrigado me ajudou muito

Anônimo disse...

BOM DIA!!!!!PRECISAVA MESMO DE LER SOBRE TOMAR DECISÕES !!!!!ME AJUDOU MUITO!!!!!!BOA SORTE

Anônimo disse...

cara que escreveu isso ~e um genio obrigado ,

Anônimo disse...

concordo,poque muitas vezes deixamos de querer algo,só poque o outro disse qui não é bom,e insiste em nos fazer desistir,portanto ser forte o bastante e seguir em frente de cabeça erguida e com sua decissão em mente é a melhor forma !!!

Anônimo disse...

foi muito bom pra mim; saberei tomar a decisao certa. obrgda!!