quinta-feira, julho 05, 2007

Devemos Perdoar?

A principio talvez esta pergunta possa levantar questionamentos, dúvidas à parte, vamos falar a respeito!

As pessoas dizem que ‘perdoam’ o erro do outro! Dizem que ‘perdoam’ uma falha! Dizem perdoar decepções, e muitos outros motivos.
Porém, há aqueles que dizem ‘não conseguir’ perdoar alguém. E também existem aqueles que dizem: ‘eu perdôo, mas jamais será igual novamente o carinho por esta pessoa’!

Ou seja, dizem perdoar, mas no fundo, a mágoa continua no coração e esta fica cada vez mais impregnada, resultando em doenças, em sofrimentos!

Devemos então perdoar?
Não! Não devemos perdoar!
Por quê?
A partir do momento que supostamente ‘perdoamos’ alguém é porque houve um pré-julgamento. Julgamos a pessoa.


Criamos regras, criamos nossos próprios conceitos acerca da boa conduta, da moral e dos bons costumes, visando a maneira correta de agir, mas geralmente, nos perdemos no meio do caminho.

Interpretamos de forma errada o outro, entre equívocos e dúvidas conduzimos nossos relacionamentos, sempre com a desconfiança presente. Então, um belo dia, alguém nos ‘decepciona’, e dissemos: jamais perdoarei, ou... Perdôo, mas não quero mais saber de você!

Uma maneira estranha de alguém ‘perdoar’, não concorda?

Então, o que fazer? Qual a maneira correta de agir?
Compreensão!

É preciso compreensão para com o outro! Se você for compreensivo com aquele que lhe magoa de alguma forma, usar de compaixão e não ter a ‘pretensão’ de julgar o outro, nenhuma mágoa restará!

E pior, se ainda ‘julgasse’ a atitude da pessoa, mas ao invés disso, julga-se ‘ a pessoa’, um erro incontestável.

Todos estão no caminho da Evolução. Todos erram, todos falham, todos cometem enganos. Tudo faz parte do processo evolutivo. E cada um possui um grau diferente de Evolução, e por este motivo você não tem o direito de ‘julgar’ uma pessoa, é preciso respeitar o outro!

Obviamente se você percebe que uma pessoa não modifica sua atitude errônea, de fato de nada serve ajudar. Pois a ajuda só faz ‘efeito’ se o outro permitir a ajuda. Mas nem por isso você tem o direito de julgar, de condenar, segundo o ‘juiz de sua cabeça’!

Deus (o Ser Superior) silencia o ‘pior dos humanos’, não julga, não condena. Silenciosamente, junto ao Tempo, Ele faz com que a pessoa ‘que agiu de forma errada’, enxergue por si só o exato ponto do erro. E assim, aos poucos a pessoa muda, se transforma, busca por maior entendimento, maior compreensão! Pois percebeu que agindo como agia, não funcionava para a própria vida. Do contrário, irá dar ‘murros em ponta de faca’ até aprender a devida lição!

Falha de caráter? Comportamentos promíscuos, mentirosos, dissimulados? Todos, sem exceção fazem o que sabem fazer! Cada um faz o que sabe! Cada um age como melhor lhe convém. Livre arbítrio – Poder de Escolha.
Obviamente é questão de tempo até que este descubra onde está o erro, mas, por pior que seja a atitude de uma pessoa, ninguém jamais tem o direito de julgar.

Então, resumindo: Perdão = Julgamento!
Compreensão = Compaixão e Entendimento!

Compreenda! Compreenda sempre a atitude do outro. Não é a pessoa que é ‘má’, que possui um ‘coração mau’, são as ‘atitudes’ que fogem aos Princípios Divinos, aos Princípios do Universo, que fazem com que a pessoa ‘aparentemente’ torne-se má, com falha de caráter!

Todos, sem exceção possuem a mesma Centelha Divina Interior que você!

Então... Como aceitar aquele que lhe magoa? Aquele que lhe decepciona?
Em primeiro lugar – a mágoa é para os ‘magoáveis’, isso quer dizer: Antes de alguém ter o ‘poder’ de me magoar, eu decido se quero me magoar ou não. Temos um ‘filtro interno’ que foi um Presente do Ser Superior, e que muitos infelizmente ainda fazem mal uso: O Livre Arbítrio.
Sim, podemos escolher o que sentir! O que pensar! Como reagir!

Depende de nossa reação perante a uma situação ou pessoa, e não o fato ou a pessoa em si. Depende de nosso grau de Evolução e Entendimento.
Depende de como escolhemos prosseguir nosso caminho.
Depende de como decidimos receber uma ofensa, uma ‘mágoa’, uma decepção!

E você não é ‘obrigado’ a aceitar o outro como ele é. Mas... Reflita: Deus que é Deus, o Ser Superior, o Todo de tudo, não desistiu dos seres humanos, por mais loucos e insanos que sejam seus comportamentos, quem somos nós para pensar que alguém não merece uma segunda chance?
Quem somos nós para acusar, apontar, julgar?
Quem somos nós para decidir qual a melhor maneira de agir do outro?

Não se incomode com os ‘defeitos’ do outro. Não questione as atitudes deste, muito menos a pessoa!
Ninguém tem este direito. Ninguém decide como é o correto modo de agir. Cada um aprende de seu jeito.
E tudo é um aprendizado mútuo, onde nossos melhores professores são justamente aqueles que ‘nos decepcionam, nos ofendem’... Pois nos mostram em duras lições os Verdadeiros Valores Humanos.
Cabe a cada um compreender o outro, aceitar como o outro é, e aceitar-se também.
Cabe a cada um aprender a sua lição do modo que esta se apresenta.

Fechar o coração, condenar, julgar, dizer que nada e ninguém valem a pena é uma ofensa à Vida! A Grandeza da Vida!

Humildade! É preciso ter humildade para reconhecer que todos erram, que todos ‘sofrem’, choram, sorriem.. Todos possuem Vida!
E Compreender alguém, o modo como este age, ao invés de julgar – perdoar – é fundamental para caminhar para o Bem, crescendo espiritualmente, pessoalmente e até materialmente.
Pois quando passamos a cuidar mais de nós mesmos, tudo flui, tudo acontece. Quando aprendemos que não temos nada a ver com o problema ou a atitude errônea do outro, pois cada um está onde se coloca!

E onde você está?
Com pensamentos mórbidos e melancólicos sobre seu passado?
Com a ansiedade a flor da pele querendo saber de seu futuro?
E o seu presente?
O seu agora?

Quando mantemos uma postura firme perante nós mesmos, tudo se transforma, e o Entendimento surge nítido na mente e no Coração!

Compreenda, compreenda sempre. E jamais julgue quem quer que seja. Se isto fizer, é questão de tempo para em breve você esteja no lugar da pessoa que está julgando, agindo de maneira pior ainda talvez, do que esta a qual você julgou tão severamente e ainda diz perdoar...

Pense nisso!

Ame... Respeite e Compreenda... Sempre! A começar por Você!








Muito Obrigada!

Um Beijo!

Gênice!




29 comentários:

Paulo Heuert disse...

Gênice, vou te julgar!

Melhor... julgar suas palavras...

Lindas, puras, verdadeiras...

Concordo plenamente... e gostei do "magoáveis"... é isso mesmo!

Nós escolhemos, nós decidimos, nós somos os responsáveis...

Acredito, sim, em fatalidades... mas até as fatalidades têm mais de uma versão...

Que seu caminho esteja sempre iluminado!

PAZ e LUZ

Anônimo disse...

Amore mio...

Nossa!!!
Tudo,tudo,tudo perfeito!
É isso mesmo, devemos trocar a palavra "perdão", por "compreensão". A frase "Eu vou perdoar você", por "Eu vou compreender, melhor você".

Quem perdoa tem a pretensão de ter a certeza que está certo, e não existe o certo ou errado, não existem culpados.

É o que sempre digo...Não existe culpa...Mas sim a ingenuidade da educação errada que recebemos.

Beijos no coração...C.F.D.S.rs

Unknown disse...

Acho que existe o falso perdão, de ego para ego...
E o verdadeiro perdão, de essência para essência...

No falso perdão, 'nunca é a mesma coisa',
No verdadeiro perdão, 'vemos a verdadeira imagem do outro e somos um com ele'.

O falso perdão julga, e é julgado...
O verdadeiro perdão ama, e é amado...

Para perdoar de verdade, precisamos nos conhecer de verdade, conhecer profundamente a nossa essência...

Mas, infelizmente, muito poucos perdoam de verdade, porque poucos vêem além...
E ninguém vê como Deus...

Só Deus perdoa a todos porque Nele não há ilusão, só amor, luz, verdade e sabedoria,
Porque Ele é vida e vê apenas Sua própria vida em seus filhos!

Somos Um com o Universo, somos Um com o outro, e este é o verdadeiro perdão...

Parabéns prá você, Gênice!
E obrigada pelos parabéns!
06/07/07

Anônimo disse...

Lindas palavras, sábias palavras, iluminadas palavras...!

Eu recebo textos seus há algum tempo no meu ORKUT, porque faço parte da comunidade "Terapia do PRESENTE" e suas mensagens são as únicas que permanecem no meu correio, porque gosto muito das suas palavras.
Gostei desse último texto em especial, porque tenho passado por certas situações - que todo mundo passa-, que com certeza requerem COMPREENSÃO da minha parte, PERDÃO é algo bem forte e acredito que ele só acontece quando não mais lembramos do passado, o que muitas vezes é quase impossível. Por isso acho que só DEUS perdoa sem reservas, nós somos simples humanos, embora busquemos ser criaturas melhores, acredito, espelhando-nos em Jesus Cristo.

Desejo que você continue escrevendo esses belos textos -ainda não consegui ler todos, mas já li grande parte - e Deus abençoe essa sua caminhada...muita PAZ, LUZ e AMOR em sua vida!

Abraços!

Unknown disse...

Gênice, muito bem explorado este tema...Afinal saber perdoar é um dom e o começo da libertação do espírito....Seremos felizes quando soubermos Amar e Perdoar de coração e alma.É preciso que saibamos entender o significado real da palavra PERDÃO.
Parabéns!
Um abraço,
Márcia Maria (Recife)

2:25 PM

Anônimo disse...

saber perdoar e uma dadiva divina reconhecer seu erro,ja é uma grande vitória pessoal...muitos se acham dignos de perdão.muitos dignos de perdoar.porque não tentar conpreender e ser compreendido parabens.a cada dia me surpreendo mais com vc me orgulho de fazer parte de sua vida.....nos te amamos

Anônimo disse...

saber perdoar e uma dadiva divina reconhecer seu erro,ja é uma grande vitória pessoal...muitos se acham dignos de perdão.muitos dignos de perdoar.porque não tentar conpreender e ser compreendido parabens.a cada dia me surpreendo mais com vce me orgulho de fazer parte de sua vida.....nos te amamos

Alessandro Pacquola disse...

Muito bonito, mas ha que se meditar pelo tamanho da gravidade da ofensa, pois com o perdao ela corre grande risco de repetir. E ser bom samarita, nao necessariamente representa ser saco de pancadas"! E as mas atitudes merecem molduras, do contrario pagaremos o "pato", do incoscientes.

Alcantara disse...

O subconsciente não faz a diferença do que é ruim ou bom para nós, e age de acordo com o que pensamos. Se desejar-mos mau para o outro seremos a primeira vítima a ser atingida, pois o mau esta dentro de nós, e o subconsciente trabalha com o que tem na mão.O perdão e a compreenção é o melhor remédio para viver-mos melhor.

Anônimo disse...

What і dοn't realize is if truth be told how you're
no longeг rеally a lot more well-appreciated than you mаy be rіght noω.
Үou're very intelligent. You recognize thus significantly in terms of this matter, made me personally imagine it from numerous varied angles. Its like women and men are not fascinated until it is one thing to accomplish with Woman gaga! Your personal stuffs excellent. At all times deal with it up!

Take a look at my blog post - silk n sensepil reviews
Also see my webpage - www.aliancarussa.com

Anônimo disse...

Whаt's up, I read your new stuff on a regular basis. Your writing style is witty, keep it up!

Here is my web blog ... V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

Theгe are numerous existing teсhniques on how tο get
rid of these marκs.

Look into mу homepage web site

Anônimo disse...

Excellent web sitе you have here.. It's difficult to find quality writing like yours these days. I really appreciate individuals like you! Take care!!

Also visit my homepage - please click the next website

Anônimo disse...

Grеat pоѕt.

Μy wеblοg :: http://ruderwiki.de/wiki_neu/index.php?title=Benutzer:Luciana59B

Anônimo disse...

I аm regulaг visitοr, hoω aге уοu еveгуboԁy?
Thiѕ piece of wгiting ρosted at this web site is rеally pleasаnt.


Feеl free to surf to my wеb blog diskcryptor.net

Anônimo disse...

Nice post. I was cheсking constantly this blоg anԁ I am imρrеsseԁ!
Extrеmely helpful info speciаlly the last pаrt :
) Ι сare for ѕuсh іnformation much.
I was looking foг this particular informаtion fог a lοng time.
Thank you and best of luck.

my pаge: easynation.com

Anônimo disse...

Evеryone loνes ωhat you guys tend to be
up too. Тhis sort of cleνer ωork аnd exposure!
Keep up the good works guys I've added you guys to blogroll.

my blog post - V2 cigs

Anônimo disse...

What's Happening i'm new tο this, Ι stumbled upon this Ι have disсovered It posіtiѵely helρful and it has аidеd me οut loаԁs.
Ι'm hoping to contribute & assist different users like its helped me. Good job.

Feel free to surf to my blog post: click through the following page
Also see my web page :: http://ivey.unitinteractive.com/index.php/member/36934

Anônimo disse...

Thanκ you for thе good wrіtеup.

ӏt in fаct wаѕ a аmusemеnt aсcount it.
Look advancеd to faг added аgreeable from you!

By the wаy, how can ωe communicatе?


Loοk intο my site: edu.pe

Anônimo disse...

I enϳoy, cause I found јust what I used tο be taking a look for.

Yоu have ended my four day long hunt! God Bless you
man. Haνe а nice daу. Byе

Hаνe a lοok at my weblog: v2 cigs reviews

Anônimo disse...

It really ωorκs together with total ѕаtiѕfaction,
no cгаvingѕ, ѕimply no smokе only vapors whiсh are orderleѕs, plus you can
smokе indoors!!

Μy site :: green smoke

Anônimo disse...

Νice assessment abοut еco-frіеndly smoκe brother.
.

Also visіt my wеb site ... green smoke e cig reviews

Anônimo disse...

Ι don't even understand how I finished up here, but I believed this put up was once great. I do not know who you'гe but certainly уou aгe goіng
to a famous blogger when you are not аlrеady.
Cheers!

My blog post: http://Www.helpinghands2000.com

Anônimo disse...

booκmarkеd!!, I liκe your web site!


my ωeb-ѕіtе: http://www.aippc.net/

Anônimo disse...

Thankѕ foг some οthег fantastіc artіcle.

Where else mаy аnуone get that κind of information
in such a ρerfect manner οf writing? I've a presentation next week, and I'm on the ѕеarch foг such
informаtion.

Feel free tο surf to my wеbpage - visit the up coming internet site

Anônimo disse...

Hey, I think your wеbsite might bе haνing
browseг сompatibility issueѕ.
Whеn I look at your blog in Opera, it looκs fine but whеn opening in Internet Explοrer,
it has some οverlapρing. Ι ϳust wanted to giѵe you a quick heads up!

Other then that, supeгb blog!

Feel free to ѕurf to my ωeb site; campdoglando.com

Anônimo disse...

I've used to smoke a few other manufacturer e-cigs and I need to admit Green Smoke is by far the best electronic cigarette on the market!

Feel free to surf to my blog ... http://gayforgood.Org/

Anônimo disse...

Hi, after reading thіs гemarkable post
i am аlѕo hаppу to shаre my knowlеdge here with
mates.

Аlso visit my pаge ... v2 cigs review

Anônimo disse...

Very desсгiρtiνe аrticlе, I lovеԁ
that а lot. Will therе be а ρaгt 2?


Look іnto my webрage - http://Www.Prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm